sexta-feira, 4 de junho de 2010

Emoção e homenagens marcam cerimônia de inauguração do novo espaço da Smec

Emoção e orgulho marcaram a solenidade de inauguração da nova estrutura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) no 4º pavimento do Centro Administrativo, realizada na noite de terça-feira. Cerca de 200 pessoas participaram da cerimônia em homenagem à evolução da área educacional na cidade e que se caracterizou como um marco de investimentos em infraestrutura. Para viabilizar a instalação da secretaria no local, a Administração investiu cerca de R$ 800 mil, somados a outros R$ 500 mil aplicados em reformas e melhorias na estrutura do Centro Administrativo que recebeu novo estacionamento, pintura externa, melhorias no sistema de ar condicionado e impermeabilização. Depois de 21 anos de obras e melhorias constantes, o prédio que abriga a Prefeitura está finalizado, condição destacada pelo prefeito Faisal Karam durante a cerimônia de entrega das benfeitorias.

“Nos orgulha podermos realizar investimentos desta ordem em uma área tão importante para todos nós, que é a educação”, salientou o prefeito, ressaltando todo o esforço da Administração em implantar políticas que incentivem os alunos a freqüentarem as aulas e de valorização do corpo docente. “Estamos empenhados, todos os dias, em tornar nossas escolas um local de sedução para o aluno. Investimos tanto para que o aluno de hoje seja o profissional bem preparado de amanhã. Esse é o desafio constante da Administração”, frisou, destacando que para 2010 a previsão de investimento na área de educação é de 40% do orçamento, índice bem acima dos 25% exigidos pela legislação e bem superior aos 4,1% do PIB que será investido na área pelo governo Federal.

A cerimônia de inauguração dos novos espaços do Centro Administrativo foi marcada por homenagens a cada ex-prefeito da cidade e seus respectivos secretários e secretárias de Educação, todos reconhecidos pela contribuição na área. “Temos orgulho de dizer que aqui em Campo Bom a Educação nunca foi desconstruída, pelo contrário. Viemos num processo de evolução e crescimento constante, por isso, esse momento de hoje é de todas vocês”, agradeceu a titular da Smec Eliane dos Reis, lembrando que em nível nacional, há cortes no orçamento da Educação, enquanto que em Campo Bom, o investimento para 2010 é recorde.

Em nome dos homenageados, Liane Bauer, secretaria de Educação de Campo Bom de 1983 a 1988, usou a palavra ‘encantamento’ para definir os investimentos da atual Administração. Para ela, o novo espaço destinado a Smec é uma “uma grande conquista’ coletiva, visto que cada ex-secretario e ex-funcionário da Smec contribuiu com sua parte para esse epílogo. “Somos insistentes, pois em educação é preciso ser assim”, disse.

Com a finalidade de prestar reconhecimento a todos os ex-gestores da Educação de Campo Bom, a Prefeitura implantou no 4º pavimento uma linha do tempo em forma de painel no qual constam os nomes de todos os ex-prefeitos, ex-secretários e suas principais realizações. Um vídeo sobre a trajetória da área na cidade também foi exibido na solenidade na qual todos os homenageados receberam uma placa em reconhecimento a sua contribuição e um exemplar do livro Campo Bom - Um Lugar para Ser Feliz. Um dos momentos mais emocionantes do evento veio em forma de vídeo por meio do depoimento da ex-secretária Ledy Blos Dal Ri, primeira secretaria de educação de Campo Bom (1959 a 1964). Ela lembrou das dificuldades enfrentadas pelos professores na época e emocionou a platéia ao falar da implantação da merenda escolar nas escolas do município época em que, como hoje, a alimentação fornecida pela escola era a única refeição para muitos dos alunos. “Foi um tempo difícil e de muitos desafios que enfrentamos com orgulho e com a certeza de que fizemos o nosso melhor”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário