segunda-feira, 31 de maio de 2010

Mais de mil pais assistem ao seminário sobre paternidade e maternidade responsável


Evento realizado em duas etapas encanta espectadores pela qualidade do conteúdo relacionado a cuidados e limites na criação dos filhos

"Os pais devem aprender a amar o filho real e não aquele que foi sonhado". Esse foi um dos conselhos da psicóloga e psicoterapeuta Cristina Manfro aos pais que participaram do seminário Maternidade e Paternidade, uma Experiência de Amor, Cuidado e Responsabilidade evento em que atuou como palestrante e que foi divido em duas etapas para melhor aproveitamento pelo público. Promovidos pela Prefeitura por meio da Secretaria de Educação e Cultura, os encontros se realizaram no ginásio do CEI e reuniram mais de 1.000 pais. “A Administração Municipal tem investido cerca de 40% do orçamento do município em Educação mas, apesar de todo o esforço da Prefeitura, a participação dos pais na educação de nossos jovens continua sendo essencial”, destacou o prefeito Faisal Karam, lembrando que eventos como o promovido pela Prefeitura tem por finalidade complementar as ações desenvolvidas em sala de aula nas escolas com foco na educação com qualidade. Da mesma forma, a titular da Smec, Eliane dos Reis, destacou a importância da participação dos pais e o interesse em melhorar a relação com seus filhos. “A grande participação de vocês aqui demonstra um comprometimento que nos alegra muito e estimula para que continuemos fazendo cada vez melhor", elogiou a secretária.

Na mesma linha, a palestrante se disse 'encantada' com a participação e comportamento do público. "É um estímulo ver iniciativas como essa da Prefeitura que se preocupa em ajudar os pais a acertarem mais na educação dos filhos. Também é um privilégio falar para uma platéia tão educada e participativa, com pais atentos e comprometidos em ouvir e aprender mais, conectados com cada palavra que emitimos", elogia Cris Manfro que, entre vários ensinamentos, fez questão de aliviar a culpa que muitos pais carregam e que é ocasionada pela falta de tempo para os filhos. "Pai e mãe não perdem o valor nunca e seu papel nunca acaba, por mais velhos que sejam", ensinou ela que falou para pais de adolescentes. "Nessa fase da adolescência os pais sentem como se estivessem se divorciando dos filhos, mas isso não precisa ser assim. Os pais precisam aprender a encontrar a forma de se comunicar com eles", ensinou. Na quinta-feira, dia 20, Cris Manfro falou para pais de alunos de educação infantil ao 4º ano, ocasião em que direcionou a palestra para este público. Na quinta-feira, dia 27, ela utilizou o mesmo jeito descontraido do primeiro encontro para conversar com os pais de adolescentes. “Muitas vezes os pais se culpam por não terem uma boa relação com seus filhos e culpa é bem diferente de reflexão”, afirmou Cristina, lembrando que principalmente a adolescência, é uma fase onde os jovens estão passando por diversas mudanças físicas, emocionais e comportamentais e é importante que os pais reflitam sobre elas e sejam mais compreensivos.

A serviços gerais de atelier de calçado, Rosangela Gomes, 41 anos, assistiu à palestra do dia 27 e concordou com a importância do evento. “Meus três filhos nunca me deram problemas porque temos muito diálogo. Mas esse tipo de palestra é importante para que nós, pais, saibamos lidar com todas as mudanças que nossos filhos passam nas suas diferentes fases”, destacou ela que é mãe de duas filhas estudantes da rede municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário