segunda-feira, 3 de maio de 2010


O friozinho que fazia fora do Centro de Educação Integrada (CEI) na tarde da última terça-feira não atrapalhou as duas estudantes do 6º ano da escola municipal Santos Dumond, no bairro Imigrante. Eduarda, 11 anos e Milena, 12, integram uma das 15 turmas de alunos que participam do projeto Escolinha de Natação, promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) e que iniciou essa semana nas piscinas térmicas do CEI. A ação integra o programa Acolher, cuja proposta é ofecere atividades aos alunos no contraturno escolar. Ao total, 230 estudantes participam do projeto destinado a alunos do 4º ao 6º ano da rede municipal de ensino, divididos em grupos de cerca de 17 alunos, para terem aulas de natação gratuitas uma vez por semana. As aulas duram cerca de 45 minutos cada e ocorrem nas segundas, das 13h às 15h15min; às terças, das 8h às 11h e das 13h às 15h15min; e às sexta-feiras, das 13h às 16h45min.

O projeto Escolinha de Natação faz parte do programa Acolher que parte da premissa de que criança que está dentro da escola praticando atividades não tem tempo de se envolver com drogas. Junto com a campanha Campo Bom Sem Crack, que realiza ações de conscientização com palestras, trabalhos em sala de aula e direcionadas também à comunidade escolar, o Acolher reúne estudantes em cerca de 50 projetos diferenciados no contraturno escolar, como xadrez, inglês, aulas de reforço, jogos das mais diversas modalidades, artes, entre muitos outros. “Promover a natação é uma forma de trazer saúde e bem estar a essas crianças, além de afastá-las de atitudes perigosas, como o uso de drogas”, destaca a titular da Smec, Eliane dos Reis.

Os alunos estão adorando a novidade. Vitor, 11 anos, aproveitou sua primeira experiência na piscina térmica do CEI. “Aqui não é frio e é bem divertido de aprender a nadar”, conta ele que, além da natação, participa de aulas de violão e teatro da Escola Arte-Educação do CEI que também são promovidas pela Smec dentro do programa Acolher. Presente na primeira aula de natação do filho Welinton, 11 anos, o mecânico de máquinas de costura, Paulo César, 34 anos, aprovou a iniciativa da Administração Municipal. “Campo Bom oferece muitas opções para manter as crianças entretidas e longe das drogas. Esse tipo de atividade é saudável para a mente e para o corpo da garotada”, avalia Moraes.

O grupo de 230 alunos que iniciou as aulas esta semana aproveitará o espaço de abril a julho, quando então um novo grupo de 230 alunos terá aulas de agosto a dezembro. Durante as aulas também será feita a triagem dos alunos que se destacarem por habilidade para terem um treino diferenciado. A ideia é prepará-los para competirem no município e na região. “A atividade física da natação melhora o condicionamento físico deles, seja daqueles que estão mais aptos para competirem, seja daqueles que apenas querem se divertir”, destaca a professora de natação Regina Hoffmeister.

2 comentários:

  1. Muito legal...
    alguem sabe por onde anda o Cleoni?
    ele estava agitando esta campanha e ai o cara sumiu...
    todo mundo acreditou na campanha por ele estar junto, agora a campanha acabou.

    ResponderExcluir