segunda-feira, 3 de maio de 2010

Crianças botam a mão na terra em aulas práticas de ciências


As dinâmicas de educação ambiental desenvolvidas no projeto FlorAção Para a Vida, que atualmente se desenvolve no lar Bom Samaritano, foram ampliadas para as escolas municipais de ensino fundamental. Em março ocorreu a primeira aula da nova fase do projeto e que envolve alunos do 3º ano da escola Rui Barbosa. A aula ocorreu na nova sede do projeto, no bairro Metzler, onde cerca de 30 crianças aprenderam teorias e experimentaram na prática ações de reciclagem e reaproveitamento de detritos, além de técnicas sustentáveis e ecológicas. Os novos ensinamentos foram passados pela bióloga Roberta Cozer Bacca e o grande destaque foi o momento em que os alunos plantaram sementes das flores dente-de-leão e cravina, plantas que, germinadas, irão enfeitar escolas e acessos pela cidade. “Eles aprenderam o princípio da germinação, tema que coincide com a matéria que estão aprendendo nesse momento na matéria de ciências em sala de aula", conta a bióloga. Cada muda plantada pelo grupo de alunos será monitorada pelo próprio grupo que irá acompanhar seu desenvolvimento e crescimento.

A novidade de aula a céu aberto agradou as crianças. Vanessa de Castro, 9 anos, contou que costuma plantar flores em casa, com a mãe, tarefa que ficará facilitada após a aula. “Vou usar o que aprendi aqui quando for plantar em casa”, projeta a aluna. Já Júlia Weide, 11 anos, destacou a importância de utilizar práticas ecológicas e sustentáveis. “Sempre é bom cuidar da natureza, pois ela ajuda na nossa saúde”, ensinou.

O projeto Floração Para a Vida ocorre desde o ano passado com internos do Lar Bom Samaritano onde as aulas são mais práticas do que teóricas e também servem como terapia para os dependentes químicos e portadores de necessidades especiais do Lar. Tanto no Bom Samaritano quanto para os alunos da rede municipal o objetivo é o mesmo: ensinar os princípios da preservação e de carinho para com a natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário